quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O que é moda?


Fiz o Blog porque adoro,estudei moda,adoro tudo que é relacionado a ela e (principalmente) para VOCÊS é claro!
Moda é arte,é vida,é linguagem,é auto estima,é alegria,é personalidade,é estilo,é amor...a maneira como você se veste,mostra ao mundo quem você é,ou como você quer que as pessoas te vejam,claro...a moda tem esse poder!
É importante sim,faz parte das nossas vidas sim e você pode usá-la para elevar sua auto estima,ou como bem entender...contanto que ela te faça feliz ,é claro!!
Já que a moda só me traz felicidade, coloquei algumas frases nas fotos e lá embaixo um texto que explica perfeitamente o que é e o que a moda representa...é um pouco compridinho mas vocês vão adorar!
A tendência é ser feliz!

A Grande Conquista é o resultado de pequenas vitórias que nos trazem alegria e que muitas vezes,passam despercebidas
 Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.
 A alegria evita mil males e prolonga a vida.
 Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
 Deixe algum sinal de alegria, onde passes.
 Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.
 A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.
Só uma coisa determinará a dimensão de suas conquistas: O tamanho da sua fé!

O que é Moda?

"Há muito preconceito em relação à moda, em parte porque tem um caráter efêmero (muda sempre, e seu meio é a roupa) e porque ela tem a ver com a aparência,   supostamente privilegiando o superficial . Muitas vezes, a moda  também é vista como algo feito para iludir, disfarçar ser alguém que, na verdade  não se é.

Quem a critica dessa forma certamente desconhece as implicações sociológicas e psicológicas da moda: coisas simples como sentir-se bem ao usar determinada roupa, vulnerável vestindo outra.

Porém a moda já deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo.
     
Então, o que é moda?

A palavra “moda” vem do latim modus, significa “modo”, “maneira”. É um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.

Pense no jeito em que as pessoas se vestiam nos anos 50 e depois nos 70. Essas mudanças é que são a moda. Ao retratar essas transformações, a moda reflete a sociedade à sua volta, sendo possível entender um grupo, um país, naquele período pela moda então praticada.
     
Um bom exemplo disso ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-8), quando a mulher assumiu novos papéis (enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas). Suas roupas tiveram que ficar mais práticas; as saias foram cortadas, e aparece um novo comprimento, até a canela. Com as privações causadas pela guerra, surgiram novos materiais, inclusive  o uso de tecidos poucos nobres.
      
A moda sempre andou em paralelo com a história e, desde seu aparecimento, a moda trazia em si um conceito estratificador. Apenas no final da Idade Média  surgiu como conceito. Com o desenvolvimento das cidades e a aproximação das pessoas na área urbana, houve o desejo de imitar: os burgueses copiavam os tecidos, o jeito de se vestir e se portar da nobreza, que não ficou nem um pouco contente em se parecer com esses plebeus endinheirados (devido o comércio). Começaram então a criar códigos internos de vestir que mudavam rapidamente, antes que a burguesia tivesse tempo de copiá-los. Nesse período também foi criado as regras de etiqueta, com objetivo de diferenciar as origens. A nobreza então caiu, os burgueses tornaram-se os donos do mundo, e a moda “pegou”.
     
Aos  poucos, a evolução do vestuário foi acontecendo... atualmente tratar de moda implica lidar com elementos os mais complexos, especialmente quando combinados. Tangemos valores como imagem, auto-estima, estética, padrões de beleza, inovações tecnológicas ( como os tecidos inteligentes: lidam com troca de calor, mantendo o corpo quente no frio e vive-versa, ou evitam até a criação de bactérias), top models, moda de rua, tribos, criatividade, talento, enfim... nada é eterno na moda. Talvez seja isso que a deixa tão  fascinante.
     
Segundo o filósofo Manuel Fontán de Junco, "conseguiu estabelecer uma ponte entre a beleza e a vida. A moda é uma arte que se usa, que se leva para a rua; é uma arte de consumo a que todos têm acesso". E é fundamentalmente uma arte humana. Uma arte feita por e para o homem."
(Fernanda Miranda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário