segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que significa tendência afinal?

Darlings,vira e mexe,posto aqui para vocês as principais tendências de uma estação...mas afinal,o que é tendência?Por que as roupas que coloco aqui estão na moda?Por que as cores escolhidas são aquelas?
Vou contar uma história bem interessante para vocês...primeiramente,vale dizer que a indústria da moda tem 11 fases até chegar ao nosso guarda roupa:As fibras e fiações,a tecelagem,a malharia,o beneficiamento,  o acabamento, os químicos e auxiliares, as máquinas têxteis, a confecção, as máquinas para confecção e os serviços...onde a gente adora chegar e sair cheias de sacolas,rs.
Pois bem,2 anos antes de comprarmos nossas roupitchas,pesquisadores e analistas estudam quais cores e materiais estarão disponíveis no mercado e na natureza.Após chegarem a uma conclusão,eles se reúnem com profissionais e especialistas em marketing,para definir os temas das coleções de acordo com as nossas tendências comportamentais futuras.
Por exemplo:2 anos antes,profissionais de marketing viram meio que "videntes estudiosos" e a partir de pesquisas,tentam descobrir,o que nós consumidores,desejaremos ardentemente,2 anos depois...e geralmente eles acertam não é mesmo? Então,por exemplo,se após 2 anos houver uma olimpíada,as lojas criarão roupas que remetam a esse tema,usando as cores e tecidos dispostos,e a gente vai querer muito usá-los!
O significado de tendência no dicionário
 "Diz-se para designar certos instintos, certos impulsos do homem, especialmente na medida em que esses instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que determinam."

Vamos às principais tendências para o inverno 2013 que já estamos sentindo na pele...

Nova Alfaiataria
 Barroco
 Branco Total
 Decorativismo (as peças que estão com o preço na foto, são da Arezzo)
Esporte
 Saia Godê
Listras
 Militar
 E Metalizado

Agora é só ficar bem linda, correr pra frente da lareira ,abrir um vinho e comer fondue...enjoy!

E para quem se interessar, um ótimo livro sobre o estudo das tendências chama-se "Consumo Autoral" ,do sociólogo, escritor e jornalista, Francesco Morace, presidente do Future Concept Lab (www.futureconceptlab.com), trabalha há mais de 30 anos no campo de pesquisas sociológicas. Como consultor estratégico desenvolveu inúmeros trabalhos para mais de 100 empresas italianas e internacionais, além de palestras e seminários em 20 Países do mundo, da Colômbia a Argentina até EUA, China, Rússia, Turquia, Japão e Finlândia.
Em 2010 fundou a filial brasileira do Future Concept Lab: o FCL do Brasil com o qual realiza pesquisas e cenários para as maiores e mais prestigiosas empresas brasileiras entre as quais Alpargatas, Grendene, Natura, Petrobras, H. Stern. Há 6 anos participa do seminário internacional de comportamento e consumo para o Senai Cetiqt com o qual colabora com o projeto DNA Brasil Lab, depois de ter publicado o livro DNA Brasil (2009).

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