sexta-feira, 2 de maio de 2014

Galleria Gourmet 2014

Em seu sexto ano, projeto gastronômico do Galleria Shopping terá como principal novidade a transmissão simultânea das apresentações, via Internet
Em sua sexta edição, o Galleria Gourmet retorna em 2014 mais saboroso do que nunca. Além da programação recheada de aulas-shows e workshops comandados por chefs famosos – para os mais diversos públicos -, o já tradicional projeto gastronômico realizado pelo Galleria Shopping, em Campinas, terá como principal novidade a transmissão simultânea das palestras, via Internet, ampliando sua abrangência e interatividade.
 A programação das aulas-shows começa no dia 6 de maio com o famoso Jefferson Rueda (Attimo), em sua terceira participação no projeto, e seguirá com Tatá Cury (08/05), Priscila Oliveira (Pobre Juan, 13/05), Raimundo Gonçalves (Kilimanjaro, 15/05), Jorge Bittencourt (Maremonti, 20/05), Francisco Pinheiro (General Prime Burger, 22/05), Ricardo Shimamoto (Daitan, 27/05) e Leo Botto (Chez, 29/05).
 As aulas-shows, para grupos de 50 convidados cada, acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, em um cenário montado especialmente para o evento no Palco Central, em meio aos famosos jardins do shopping.
 Com ambientação assinada pela arquiteta de interiores Paula Pilla e pela designer de interiores Raquel Mansur Ruiz, o espaço será equipado com uma cozinha totalmente automatizada. Os profissionais comandarão um verdadeiro show para os seletos convidados do shopping. Os grupos acompanharão a preparação de um cardápio completo, seguida de degustação. A proximidade com o palestrante é grande, favorecendo a interação com o público.
 Além dos convidados, os shows poderão ser acompanhados em tempo real por todos os interessados, por meio do site do Galleria Shopping (www.galleria.com.br).
 “O Galleria Gourmet é um evento muito aguardado, com convites disputados. Por isso pensamos em uma forma de levar esse entretenimento de qualidade para o maior número de pessoas, por meio da transmissão simultânea”, conta a gerente de marketing do shopping, Natália Caracho.
 Paralelamente, serão realizados workshops abertos aos clientes do Galleria, nas tardes e noites de quarta-feira, em dois horários, às 16h e às 19h, sobre temas variados. A chef Isabela Dias falará sobre “Petiscos Light” (07/05); a equipe do café Malabarista (14/05) mostrará os segredos da preparação de delícias como frapé de chocolate com café, smoothie de limão siciliano com café e cappuccino de doce de leite com limão; o pessoal do Empório Naturalle (21/05) comandará o ficina Sucos Funcionais; os chefs do bufett We Cook (28/05) ensinarão o preparo de Arroz de cordeiro com iogurte e pesto de menta.
 Nos finais de semana, o cenário será reservado ao Gourmezinho, com aulas para os pequenos gourmets, aos sábados e domingos, em três sessões diárias, às 15h, 16h e 17h. Confira os temas das oficinas: Chipa (chef Mauro Adorno, 10/05); Focaccia de queijo, tomate e manjericão (chef Luciano Antonello, 11/05), Cupcake de Vanilla (equipe Brou´né, 17/05), Bolo de caneca (equipe Le Jolie, 18/05); Sanduíche de Gelato (Dolce Freddo, 24/05); Cookies de chocolate (chef Bianca Porteiro, 25/05); Cake Pop (chef Isabella Dias, 31/05); Croque Monsieur (chef Bianca Porteiro, 01/06).
Tanto para os workshops como para o Gourmezinho, será necessário fazer inscrição prévia através da página do shopping no Facebook. As vagas, gratuitas, serão preenchidas por ordem de inscrição na rede social. Recomenda-se chegar 30 minutos antes do horário marcado para início das aulas. Para ambos, serão 50 vagas por horário. Caso sobrem vagas, as inscrições poderão ser realizadas também no local, antes do início das aulas.
Organizado pela Partner Eventos, o Galleria Gourmet 2014 tem patrocínio da Todeschini, Elettromec, Chandon e EntreVerdes e o apoio de Artzzi Mobiliário, Buffet Claudia Porteiro, Rodrigo Haddad, Malabarista, Blue Box, St. James, Polishop, Ceraflame, Gabbeh e Bombay.
Uma surpresa feita em parceria com a BlueBox aguarda os convidados que participarem desse evento, Fiquem ligados para mais novidades.

Conheça os chefs do Galleria Gourmet 2014 e seus cardápios

Attimo  Jefferson Rueda06/05 – Jefferson Rueda – Attimo
Entrada: Canudinho de festa de casamento ao creme de palmito e espuma de parmesão
Pratos principais: Camarão cozido a frio, alface romana, tangerina e bottarga;  Músculo, Tutano e Mandioquinha defumada
Sobremesa – Pudim de leite – pudim, algodão doce e chantilly de caramelo (doce lembrança de infância)
Quem é: Jefferson Rueda, 34, nasceu em São José do Rio Pardo, interior deSão Paulo. Ainda criança se encantou pela gastronomia e durante dois anos trabalhou como açougueiro em sua cidade natal. Lá, aprendeu a destrinchar bovinos e suínos, de que se orgulha. Aos 17 anos, Jefferson formou-se chef internacional no SENAC, e então migrou para São Paulo, onde trabalhou em alguns dos principais restaurantes da cidade. Tempos depois, embarcou para a França, onde estudou no Le Cordon Bleu e estagiou no Apicius, entre outras casas. De volta ao Brasil, trabalhou também no Cantaloup e Parigi e, só neste último, foram sete anos ao lado do chef Laurent Suaudeau. Foi com Laurent que imergiu na gastronomia francesa, decidindo dedicar-se à cozinha contemporânea de base francesa e ingredientes brasileiros. Porém, sua ligação com a cozinha italiana é forte. Foram oito anos trabalhando nesse segmento em São Paulo, além de realizar cinco grandes viagens à Itália, nesse período, onde conheceu o país de norte a sul. No Attimo, emprega a técnica francesa, a experiência italiana e sua raiz caipira. Para este desafio, o chef passou uma temporada de seis meses, em 2011, em renomadas cozinhas espanholas e duas pequenas fábricas de embutidos dedicadas às receitas suínas, que inspiraram alguns preparos de sua nova casa.

Foto Tatá Cury - baixa08/05 – Tatá Cury
Entrada – Salada de pupunha desfiado e queijo meia cura grelhado.
Prato principal- Risoto de caipirinha com lombo de garfo e tartar de banana da terra com pimenta rosa
Sobremesa – Merengue de frutas vermelhas
Quem é – Tatá Cury se dedica a projetos de gastronomia sob medida há 28 anos. A banqueteira cria cardápios exclusivos para cada cliente e sua marca registrada é a pesquisa de gastronomia, que não se restringe somente a estudos literários, mas também inclui contato com pessoas e viagens, o que permite constante reciclagem de seus conhecimentos.  Esse envolvimento cultural faz com que suas receitas tenham uma raiz simples, minimalista, mas com toques contemporâneos e sofisticados que aparecem principalmente nos ingredientes – obrigatoriamente, os de melhor qualidade, mais frescos e com origem certificada – além de apresentação diferenciada com o uso de louças, tecidos charmosos e outros adereços. O gosto pela cozinha apareceu quando ainda era menina, na fazenda de sua família. Seu pai leiloava gado e ela, destemida, preparava receitas para os fazendeiros mais íntimos da casa que iam até sua propriedade para fazer negócio. Como seu pai também gostava de cozinhar e esse era um momento de aproximação entre pai e filha, Tatá sempre encarou o trabalho na cozinha com muito prazer. Daí para se tornar cozinheira profissional foi um pulo. O fogão à lenha da fazenda de sua família em Poços de Caldas continua sendo seu maior aliado e faz as vezes de laboratório. É nele que Tatá testa suas receitas e reafirma os laços com um lugar de grande importância em sua vida. Antes mesmo de se tornarem tendências, a gastronomia regional e a sustentabilidade já eram aspectos há tempos priorizados por Tatá.  Ela prima pela utilização de materiais ecologicamente corretos na montagem de seus pratos, marcados por releituras criativas de clássicos da cozinha brasileira. Sua atenção às tendências e sua inventividade em produzir visualmente seus eventos permitiram que ao longo de sua carreira se tornasse um nome muito forte no mercado gastronômico

Pobre Juan_Priscila Oliveira_Divulgação05 - baixa13/05 – Priscila Oliveira – Pobre Juan
Entrada: Salada de figo e shitake
Prato Principal: Top sirloin com salsa e legumes
Sobremesa: Pannacottas (com blueberry, framboesa, amora e morango)
Quem é: Formou-se em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. E após experiências em restaurantes mundialmente renomados, tais como os espanhóis Martín Berasategui e Arzak, além do inglês The Greenhouse, ela foi convidada, em 2011, a assumir a cozinha das casas do Pobre Juan, onde mescla seu estilo aos tradicionais pratos argentinos servidos no restaurante.

chef Raimundo Gonçalves - baixa15/05 – Raimundo Gonçalves – Kilimanjaro
Couvert: Dadinhos de Tapioca
Entrada: Saladinha Tropical
Prato Principal: Pescada à moda brasileira
Sobremesa: Duo de brigadeiro de chocolate e cidreira
Quem é: Acumula diversos cursos em seu currículo, como o de cozinha contemporânea italiana, cozinha diet e light, cozinha tailandesa e cozinha quente. Participou de grandes feiras de alimentação e programas de TV e trabalhou por mais de dez anos na cozinha de renomadas redes de hotelaria, no Brasil. Tudo isso antes de se tornar chef do restaurante Kilimanjaro.

MAREMONTI20/05 – Jorge Bittencourt – Maremonti
Entrada: Girello (Massa de pizza enrolada, recheada com funghi e Gran Formaggio)
Prato Principal: Gnocchi Maremonti
Sobremesa: Tortino Mele (Torta de maçã ao forno com de sorvete de creme)
Quem é:Talhado na seara tricolore há mais de 20 anos, o chef Jorge Bittencourt começou seu contato com a gastronomia na cozinha industrial da Black & Decker, lavando pratos. Quatro anos depois, virou cozinheiro e conseguiu uma vaga no restaurante Fasano, onde ficou por 16 anos (13 em São Paulo e três no Fasano Boa Vista). Quatro meses após sair do Fasano, Bittencourt aceitou o convite para capitanear a brigada do Maremonti Pizza & Cucina.



Tatiana Ferro22/05 – Francisco Pinheiro – General Prime Burger
Entrada: Carpaccio de Salmão com Julienne de legumes
Prato Principal: Penne ao pomodori com mini almôndegas clássicas
Sobremesa: Tartare de frutas frescas com culi de morango e sorvete de baunilha
Quem é: Francisco Pinheiro começou a trabalhar com padaria e confeitaria aos 12 anos e, aos 19, chefiava o primeiro restaurante, o Le Bistrot, em Taubaté. Foi para o restaurante Barroso, em Campos do Jordão, e, em 2003, participou do concurso “Jovens Talentos da cozinha regional brasileira”. Ganhou o concurso e a oportunidade de estagiar no Paul Bocusi. Após seis meses, de volta para o Brasil, trabalhou durante cinco anos com o chef da escola Laurent, em SP, e seguiu carreira no General Prime Burger.


Ricardo Shimamoto - baixa27/05 – Ricardo Shimamoto – Daitan
Entrada: Salada de Brotos; Gunkan de Salmão, Cream Cheese e Maracujá e Okonomi de Salmão Trufado.
Prato Principal: Salmão Marinado e Gohan com Shitake; Missoshiro
Sobremesa: Banana flambada em calda de laranja.
Quem é: Aos 35 anos de idade, Ricardo Shimamoto sempre gostou do mundo da gastronomia, embora não se veja em frente a um fogão para praticar receitas que não remetam à tradicional culinária japonesa. Sua melhor escola são os 14 anos que trabalha como sushiman, 11 dos quais no Daitan. Enquanto fatia um salmão, peixe prego, atum ou namorado, entre outros, é um excelente ouvinte dos clientes que se sentam do outro lado, nos bancos altos, para contar histórias divertidas, lamentar dissabores, ou, simplesmente, jogar conversar fora enquanto saboreiam sushis e sashimis preparados na hora. O chef ensina que o bom sushiman não é o que tem maior habilidade com os alimentos, mas o que segue os preceitos japoneses de utilização (Seiri), ordenação (Seiton), limpeza (Seisō), saúde (Seiketsu) e autodisciplina (Shitsuke).

Foto Leo Botto29/05 – Leo Botto – Chez
Entrada: Cebiche Nordestino
Principal: Nhoque  Rústico
Sobremesa: Tapiocas de Belém
Quem é: Léo Botto se profissionalizou como chef de cozinha aos 23 anos, mas desde cedo já sabia que o seu caminho estava ligado à natureza através do alimento. Da infância no sítio em Ubatuba, em Minas Gerais, descobriu a importância da cozinha natural e orgânica com respeito à terra, à origem de seus produtos e ao ciclo de sustentabilidade que o processo precisa. Sempre com esse foco, Léo costuma dizer que é cozinheiro do mundo por ainda acrescentar a seus pratos influências de suas viagens e histórias, envolvimento com cultura e raiz, visão única e personalidade ao paladar. O chef também transita por uma variedade de projetos criativos como “Expedições ao Léo”, “Churrasco de Rua” e “Viver Cidade” além de ser chef-proprietário dos restaurantes Chez Mis e Chez Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário