terça-feira, 21 de abril de 2015

A Estátua de Moisés de Michelangelo

E agora vou dar uma super dica, a famosa estátua de Moisés de Michelangelo, está numa igreja bem pertinho do Coliseu, se chama  San Pietro in Vincoli . A construção dessa igreja teve início em 431, e foi dedicada a São Pedro e a São Paulo, ao ser consagrada pelo Papa Sisto III.

Antes de chegar na morada de Moisés, não deixem de olhar para a universidade de Engenharia que fica quase ao lado, a fachada é lindíssima.

Como tudo que Michelangelo criou, Moisés é surreal! Inacreditável imaginar que uma perfeição daquelas foi esculpida por um homem como nós! Aliás, sei lá se era como nós viu, rsrs.

Enfim, Moisés é uma das principais obras de Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de MoisésMichelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Por que não falas? (Per ché non par li ?).

A fachada da Universidade de Engenharia

A fachada da Igreja San Pietro In Vincoli, que não parece fachada de Igreja 

Essa foto eu tirei quando entrei na Igreja, as pinturas são maravilhosas

Eu, emocionada com essa escultura espetacular atrás de mim, sempre quis ver Moisés e Davi de Michelangelo.
Vi Davi também, mas fica para o post de Florença.

Moisés
Quando vi, entendi porque Michelangelo perguntou "por que não falas?", é perfeito!

Agora vamos para a parte histórica da Igreja e da escultura de Moisés:
"A igreja deve sua fama principalmente ao túmulo de Júlio II construído por Michelangelo, à direita de quem entra, na ala lateral. O monumento foi encomendado ao grande artista pelo próprio Papa, em 1505, e nele Michelangelo trabalhou 40 anos. A própria falta de interesse do Papa, e encomendas dos seus sucessores, que recrutaram o artista, tornaram mais lento o projeto. Originalmente foi planejado para seguir o modelo de um mausoléu da antiguidade, mas de proporções inauditas, com quase 40 estátuas, para ficar no coro da recém construída igreja de São Pedro. Afinal, depois de seis mudanças no contrato, foi reduzido a menores proporções como túmulo de parece e instalado nesta igreja em 1545. O último contrato, de 1541, estipulava que Michelangelo, que em 1515 já completara a estátua de Moisés, deveria ainda entregar outras duas, as de Lea e de Raquel, enquanto outras estátuas, a da Virgem Maria, a do Papa, duas outras de uma sibila e de um profeta, seriam feitas, segundo desenho seu, por aprendizes.
A figura central do túmulo é Moisés, e por seu tamanho se pode imaginar quão enorme seria o túmulo, como projetado. Michelangelo tinha então quase 80 anos, seu estilo é calmo, o movimento interior. As figuras bíblicas femininas são Lia, «o amor ativo», e Raquel, «a fé», que ladeiam Moisés e simbolizam a vida ativa e a vida contemplativa." (fonte wikipédia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário